...

sEMEAR

Encontros com de formação com juventudes

A iniciativa do Mandato da Gente, da deputada estadual Neusa Cadore (PT), é um encontro de formação política voltada às juventudes, rural e urbana, que atende solicitação de associações, cooperativas, movimentos sociais, EFAs, coletivos de jovens e dirigentes partidários.


Com mais de 260 participantes de 70 municípios da Bahia. 

ENCONTRO

12
Dias
01
Horas
52
Minutos
52
SeGUndos
móDULOS

CONFIRA O CRONOGRAMA

ENCONTRO 1

O Brasil não está ok! O papel da juventude para impedir a destruição do país.

DATA: 21 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 18h30

Presenças confirmadas:

  • Deputada Estadual Neusa Cadore (PT)
  • Deputado Federal Afonso Florence (PT)
  • Rose Nascimento (Juventude da PT/DS)
  • Tiago Pereira - Diretor-presidente da Refaisa
  • Adrianne Vilas Boas (Drica) – Assessora do Mandato da Gente

ENCONTRO 2

Movimentos Sociais e juventude: "me organizando posso desorganizar".

DATA: 28 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 19H

Mediadora: Carol Santana - PT de Morro do Chapéu.

Palestrantes: Cíntia Araújo, Estela Balardin e Júlia Aguiar.

ENCONTRO 3

Juventude, trabalho decente e a nova precarização uberizada.

DATA: 4 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H

Mediadoras: Iana Aguiar e Bárbara Anunciação

Palestrantes: Dandara Tonantzin, Thaina Faria e Marize Damiana.

ENCONTRO 4

Democracia, Juventude e Diversidade: respeito às diferenças!

DATA: 11 DE NOVEMBRO

HORÁRIO: 19H

Participantes: Iã Silva, Mitchelle Meira e Thaynah

Mediadores: Professor Durval e Clécio
Artistas: Luis Kayky grupo de mulheres

ENCONTRO 5

Juventude e Estado de Direitos: como impedir a morte da Democracia.

DATA: 18 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H

ENCONTRO 6

Política e Comunicação: nas ruas e nas redes.

DATA: 25 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H

Para debatermos a importância da comunicação e mídias sociais como meio informativo na política.

Presença de Érica Daiane, comunicadora e militante em questões sócio culturais, Brunna Rosa, Cientista social e tecnóloga criativa integrante da equipe do ex-presidente Lula e José Chrispiniano, Jornalista e assessor de imprensa do ex-presidente Lula.

ENCONTRO 7

“Esperançando novos caminhos!”

DATA: 2 DE DEZEMBRO

HORÁRIO: 19H

ENCONTROS

gravados

Assista aqui os encontros anteriores.

1º ENCONTRO: O BRASIL NÃO ESTÁ OK! O PAPEL DA JUVENTUDE PARA IMPEDIR A DESTRUIÇÃO DO PAÍS

DATA: 21 DE OUTUBRO

HORÁRIO: 18h30

Deputada Estadual Neusa Cadore (PT)
Deputado Federal Afonso Florence (PT)
Rose Nascimento (Juventude da PT/DS)
Tiago Pereira - Diretor-presidente da Refaisa
Adrianne Vilas Boas (Drica) – Assessora do Mandato da Gente

2º ENCONTRO: MOVIMENTOS SOCIAIS E JUVENTUDE: "ME ORGANIZANDO POSSO DESORGANIZAR"


DATA: 28 DE OUTUBRO
HORÁRIO: 19H

Mediadora: Carol Santana - PT de Morro do Chapéu.

Palestrantes: Cíntia Araújo, Estela Balardin e Júlia Aguiar.

3º ENCONTRO:  JUVENTUDE, TRABALHO DECENTE E A NOVA PRECARIZAÇÃO UBERIZADA.

DATA: 4 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H

Mediadoras: Iana Aguiar e Bárbara Anunciação

Palestrantes: Dandara Tonantzin, Thaina Faria e Marize Damiana.

4º Encontro: DEMOCRACIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS!

DATA: 11 DE NOVEMBRO

HORÁRIO: 19H

Participantes: Iã Silva, Mitchelle Meira e Thaynah

Mediadores: Professor Durval e Clécio
Artistas: Luis Kayky grupo de mulheres

6º Encontro: Política e Comunicação: nas ruas e nas redes.

DATA: 25 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H

Para debatermos a importância da comunicação e mídias sociais como meio informativo na política.

Presença de Érica Daiane, comunicadora e militante em questões sócio culturais, Brunna Rosa, Cientista social e tecnóloga criativa integrante da equipe do ex-presidente Lula e José Chrispiniano, Jornalista e assessor de imprensa do ex-presidente Lula.

CONVIDADOS/AS

Lideranças de destaque na política e nos movimentos sociais

Sem dúvida, as vivências e trajetórias servirão de fonte de inspiração para novas lideranças.

@moarasaboia
VEREADORA

Moara Saboia

Jovem, negra e feminista, Moara Saboia é vereadora na cidade de Contagem-MG e atuacomo líder de governo na Câmara.

Possui uma história de luta pautada na defesa da juventude, da negritude, das mulheres edas pessoas que habitam as periferias.

Em sua trajetória política trabalhou como representante do Fórum Nacional da Juventude
Negra, foi vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e, durante um período,
foi a primeira presidenta negra do UNE.

Moara é graduanda em Engenharia Civil e, seja por sua história de vida ou militância em prol dos estudantes e professores, reconhece a importância da educação para a formaçãosocial e cidadã dos (as) jovens.
Foto deLuana Tayze
Vereadora

Brisa Bracchi

É estudante de História na UFRN e técnica em Controle Ambiental pelo IFRN. Feminista da Marcha Mundial das Mulheres, militante do Enegrecer (Coletivo Nacional de Juventude Negra), iniciou sua trajetória na política em 2014 quando se aproximou do movimento estudantil ao ajudar a reativar o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão do IFRN, integrando o movimento de juventude Kizomba. Brisa foi Diretora de Mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Coordenadora Geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFRN. É a mulher mais jovem da história de Natal eleita para a Câmara de Vereadores. Com 22 anos, foi eleita com 2901 votos, pelo Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras para compor a legislatura 2021-2024 da Câmara Municipal de Natal.
vereadora

Maria Marighella

É mãe, atriz, gestora cultural e vereadora de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores. Sua candidatura foi fundada junto à ManifestA ColetivA, movimentação cidadã de ocupação da política institucional que defende “uma outra cultura política em Salvador”. Filiou-se ao PT em fevereiro de 2020, após uma longa trajetória em governos petistas, nos âmbitos federal e estadual, como gestora de políticas públicas para a cultura. Foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), além de diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Feminista e antirracista, exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador com a pauta da cultura na centralidade de um projeto para a capital baiana que tenha como meta a justiça social e o bem-estar de todas as pessoas. Tem a defesa dos Direitos Humanos e a luta por Memória, Verdade e Justiça como princípios inegociáveis da sua vida.

Minibio completa: www.cms.ba.gov.br/vereadores/maria-marighella
@thainarafaria13
Vereadora

THAINARA
Faria

26 anos, mulher negra, vereadora reeleita do PT de Araraquara, advogada e pós-graduada em Direito Constitucional, com extensão em economia. É a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no legislativo municipal. Enquanto vereadora foi presidenta da Procuradoria Especial da Mulher e da Escola do Legislativo na Câmara Municipal de Araraquara. É membro da Comissão de Justiça, Legislação e Redação pela segunda vez e Vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara.
Seu mandato trabalha para garantir os direitos sociais. Defende os direitos das mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+ e juventude. Atua na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
LIDERANÇA

IÃ SILVA

Silva, Ex Diretor de Combateao Racismo da UBES, integrantedo coletivo nacional dejuventude negra ENEGRECER, do movimento Kizomba eestudante de Direito na UEG.
@tiagoefas
LIDERANÇA

TIAGO
Perreira

Diretor Presidente da Refaisa - Rede das Escolas Familias Agrícolas Integradas do Semiárido. Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e Mestre em Extensão Rural Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
Militante

Thaynah Araujo

Militante da Marcha Mundial das Mulheres, ex assessora parlamentar e socioeducadora na Casa Abrigo para mulheres Vítima de Violência Anatália de Melo Alves, Mossoró-RN.
Ativista

Mitchelle Meira

Ativista feminista lésbica, da Associação Brasileira de lésbica, da Marcha Mundial de mulheres, membro da secretaria Nacional LGBT do PT, secretária LGBT do PT CE e assessora parlamentar da Deputada Federal Luizianne Lins.
ativista cultural

Carol Santana

Ana Caroline Souza de Santana (Carol Santana), 27 anos, natural de Morro do Chapéu - BA. Poeta; ativista cultural; filiada ao Partido dos Trabalhadores de Morro do Chapéu; Esteve junto à coordenação de campanha do PT nas eleições municipais. Como ativista cultural esteve junto aos coletivos Caixa de Sons, Colé Demétrio e Grito do Gueto, além da produtora Vila Ventura Filmes. Hoje está Secretária de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Morro do Chapéu; Cientista Social em formação - UFRB; Produtora da TV Chapada e mobilizadora do Mandato Popular.
@cintiablack1996
LIDERANÇA

CINTIA
Ribeiro Araujo

Técnica em Agropecuária, agricultora e filha de agricultores. Moradora da comunidade Tradicional de Fundo de Pasto Casa Verde. Integrante da Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF), e da associação Agropastoril de Fundo de Pasto da comunidade. Integra a União das Associações de Fundo de Pasto de Pilão Arcado (UNAFPPA) e também o grupo de jovens do sertão do São Francisco, pelo Serviço se Assessoria a Organização Populares Rurais (SASOP), que compõe o consórcio das Juventudes da Bahia. Atualmente trabalha como Agente Comunitário Rural (ACR) pelo Pró semiárido, no território Sol Nascente II no município de Pilão Arcado- BA.
@ericadaianecosta
Jornalista

Érica Daiane

Érica Daiane da Costa Silva tem 35 anos e é natural do Vale do Salitre, em Juazeiro (BA), onde iniciou sua militância em questões sócio culturais. A defesa do direito à comunicação e cultura popular, feminismo, juventudes, meio ambiente, educomunicação estão presentes nas lutas da mãe do pequeno Rudá. A base da sua formação política, iniciada ainda na adolescência, é o associativismo rural, movimento estudantil e movimentos sociais rurais e urbanos, especialmente voltados para a Convivência com o Semiárido. Possui graduação em Comunicação Social e História, com especialização em ensino da comunicação social e mestrado em educação, cultura e territórios semiáridos. Atualmente é integrante da equipe de comunicação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da Agência Chocalho, além de colaborar com o Coletivo Carrapicho Virtual. Em 2020 foi uma das fundadoras do Coletivo Enxame e candidata à co-vereadora pelo Partido dos/das Trabalhadores/as, onde ocupa função de Secretária Municipal de Mulheres.
vereadora

Estela Ballardin

É atualmente a mais jovem vereadora eleita da história de Caxias do Sul. Aos 21 anos, elegeu-se obtendo 2.391 votos para a XVIII Legislatura (2021-2024). Professora das séries iniciais, iniciou sua trajetória no Movimento Estudantil, durante o ensino médio, foi presidente do Grêmio Estudantil da Escola Cristovão de Mendonza e Presidente da União Caxiense de Estudantes Secundaristas (UCES). Após conhecer o movimento estudantil, também engajou-se nos movimentos feministas e de combate ao racismo. Nesse mesmo período, conheceu e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Após concluir o magistério, Estela ingressou no Curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do qual atualmente é acadêmica. Foi assessora do deputado estadual Pepe Vargas e compõe a Executiva Municipal do PT.
@todandara
Vereadora

Dandara
Tonantzin

27 anos, pedagoga pela Universidade Federal de Uberlândia e mestranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais. Hoje, é a Vereadora mais votada na cidade de Uberlândia/MG. Na Câmara é Presidenta da Comissão Mista de Participação Popular e Comissão de Promoção da Igualdade Racial, atuando ainda na Comissão de Direito das Mulheres e membro na Comissão de Educação, Cultura e Ciência.
VEREADORA

Maria Xavier

Vereadora do PT de Paratinga (BA). Filha de agricultores familiares, é Técnica em Agropecuária e graduada em Serviço Social.
LIDERANÇA

Júlia Aguiar

Estudante da UFRJ e vice presidente da UNE
EMPREENDEDORA

Rose Nascimento

Estudante de Pedagogia, mãe, empreendedora e militante das causas populares
@afonsoflorence
Deputado Federal

AFONSO
Florence

Vice-líder da oposição no Congresso Nacional. Foi o líder do PT contra o golpe de 2016; ministro do MDA gov. Dilma; secretário da SEDUR gov. Wagner.
@neusacadore
DEPUTADA ESTADUAL

NEUSA
Cadore

Deputada estadual (PT) e 4ª Secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Foi prefeita de Pintadas (1997-2004)
Coordenadora

Drica Vilas Boas

Engenheira química e assessora parlamentar da Deputada Estadual Neusa Cadore. Integrante da coordenação do Programa de Formação SEMEAR.
MILITANTE

IANA AGUIAR

Secretária de Juventude da CUT Bahia
assessor de imprensa

José Chrispiniano

É assessor de imprensa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2011, quando deixou a presidência da República. Foi coordenador de comunicação de Lula entre 2013 e 2021 e também atuou como assessor de imprensa do candidato Fernando Haddad na campanha de 2018. Trabalhou assessorando o ex-presidente em visitas a 27 países diferentes.
É formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo, trabalhou na Editora especializada em humanidades Boitempo, foi editor-assistente da revista História Viva e consultor de estratégia de comunicação e conteúdo na empresa Significa. É autor do livro A Guerrilha Surreal (Editora Conrad, 2002) sobre movimentos anti-globalização.
cientista social

Brunna Rosa

É cientista social e tecnóloga criativa. Atua a mais de 10 anos em projetos que envolvem tecnologia, mídias digitais, comunicação e mobilização. Coordenou projetos brasileiros e internacionais de redes sociais e campanhas eleitorais em ambiente digital. No Instituto Lula atua no combate a desinformação, desenvolve pesquisas na área de internet, tecnologia criativa e mobilização em rede, e integra a equipe de estratégia digital do ex-presidente Lula.
vereadora

Paolla Miguel

É vereadora eleita pelo PT em Campinas nas eleições 2020, a mais nova do mandato que se inicia em 2021 e a única mulher LGBTQIA+ a ocupar o cargo na cidade. Mulher negra, 30 anos, feminista. Engenheira formada pela PUC, nasceu e cresceu na periferia de Campinas. Filiada petista desde os 16 anos de idade, se tornou Secretária da Juventude do PT de Campinas em 2017 e é dirigente nacional do partido desde 2019. É também fundadora do coletivo de mídia alternativa Bonde Mídia, que atua na região de Campinas desde 2016.

Em 2018 disputou uma vaga no Congresso Nacional como deputada federal e terminou a eleição com 10.500 votos. Em 2020, foi eleita vereadora com 2728 votos e irá uma das 3 cadeiras do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Campinas.
MAIS QUE FORMAÇÃO

É PROTAGONISMO JUVENIL

A proposta visa aproximar os jovens do processo político, incentivando o protagonismo desses sujeitos para contribuir com a transformação social e o enfrentamento das problemáticas que afetam a classe trabalhadora.

Mais do que um encontro de formação política, a ideia é propiciar um ambiente que estimule a real participação dos jovens na política e pensar coletivamente alternativas para a superação deste contexto de ataques à democracia e aos direitos conquistados com muita luta.

GALERIA

FOTOS DOS ENCONTROS

Nós usamos cookies
Preferências de cookies
Abaixo, você pode encontrar informações sobre os propósitos pelos quais nós e nossos parceiros usamos cookies e processamos dados. Você pode exercitar suas preferências de processamento e/ou ver detalhes nos sites dos nossos parceiros.
Cookies analíticos Desativar tudo
Cookies funcionais
Other cookies
Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Saiba mais sobre nossa política de cookies.
Alterar preferências Aceitar tudo
Cookies